Smart Cities Tour 2019: Setúbal debate o tema da Cidade Inclusiva

08/04/2019     Smart Cities Tour / Cidade Inclusiva

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »

imagem da notícia

A Altice Labs conjuntamente com a Altice Portugal, continuam a promover o debate em torno das cidades inteligentes, juntamente com a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) e a NOVA Cidade. "Cidade Inclusiva" foi o mote do workshop que decorreu no dia 28 de março e que teve a cidade de Setúbal como anfitriã.

Para a Altice Portugal, que está inserida num grupo com dimensão internacional e com contacto com realidades muito diferentes, "a inclusão é um tema de primeira linha de água", diz Paulo Pereira, da Altice Labs, durante a sua intervenção sobre Shaping tomorrow: collaborative data driving inclusive(r) cities.

Quanto à Altice Labs, basta olhar para o seu percurso para perceber o papel que tem tido "para tentar ultrapassar alguns dos desafios da inclusão do nosso país". Dá como exemplo a aposta em infraestruturas, o desenvolvimento de comunicações e a criação de soluções, como a Telemedicina, ou de aplicações de monitorização remota de pessoas.

"Temos uma abordagem muito clara em relação à temática das cidades, que passa pela capacidade de ter uma infraestrutura poderosa", mas que vai muito além de apenas dispor rede no território. "Estamos a construir, a implementar tecnologias, garantindo capacidade de relação com aquilo que são as realidades locais, tal como já fizemos no passado". E desta forma a assegurar a recolha de dados importantes e a disponibilizar informação a quem desenvolve aplicações, por exemplo.

Na feira tecnológica, foram expostas soluções PT Empresas e Altice Labs que dão resposta aos desafios de uma Cidade Inclusiva. No espaço de exposição, estiveram em demonstração produtos e serviços comercializados através da marca PT Empresas, nomeadamente as soluções de saúde Telemedicina e SmartAL (Smart Assisted Living) e a solução Segurança de Pessoas.

Neste stand foi também demonstrado o Centro de Governação da Cidade, desenvolvido pela Altice Labs, que permite agregar, num portal, informação dos vários domínios funcionais da cidade, tais como a gestão de resíduos, a participação do cidadão e a comunicação de ocorrências, explica Filipe Pinto, da área de Projetos de Inovação Exploratória, da Altice Labs.

Economia e Inovação tecnológica, Mobilidade Suave, Cidade como Plataforma, Cidade Circular e Cidade Inclusiva são os temas que deram nome aos workshops que envolveram as cidades de Aveiro, Lisboa, Vila Real e Setúbal. O Smart Cities Tour 2019 seguirá para Ponta Delgada, onde colocará o tema das Alterações Climáticas no centro da discussão.

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »