Altice Labs participa no Encontro Nacional de Estudantes de Informática organizado no ISEC em Coimbra

18/04/2019     ENEI / Smart Cities

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »

imagem da notícia

O Encontro Nacional de Estudantes de Informática (ENEI) é um dos maiores eventos na área da tecnologia em Portugal reunindo um grande número de estudantes da área da informática de todas as universidades do país. É conhecido pela sua qualidade e diversidade de temas e atividades e tem como prioridade a interação entre participantes e empresas, bem como a socialização, o convívio, a troca e a partilha de experiências e conhecimentos entre todos os presentes.

Este ano, o ENEI decorreu no Instituto Superior de Engenharia em Coimbra (ISEC),nos dias 13 a 15 de abril e a Altice Labs, em parceria com a Inova-Ria, participou durante os três dias do evento, com a presença das seguintes pessoas: Gabriela Moura, Pedro Carvalho, Paulo Margaça, Marta Esteves e Frederico Carvalho (Altice Labs@Viseu) que apresentou um demostrador sobre a City Gateway. No dia 13, foi abordado o tema Networking and Security, numa partilha guiada por Pedro Carvalho, responsável pela área de gestão do Ecossistema de Inovação na direção de Estratégia de Inovação e Tecnologia da Altice Labs. Abordou algumas ideias sobre como o homem poderá utilizar as TIC, aplicadas às cidades, para as transformar em sítios melhores e mais sustentáveis.

"Os números oficiais das projeções de crescimento da população das cidades nas próximas décadas são esmagadores. Segundo o World Bank, até 2045 o número de pessoas que vivem em grandes aglomerados urbanos crescerá 1,5 vezes para cerca de seis mil milhões. Em 2050, 68% da população será urbana, mais de 80% do PIB mundial será gerado em cidades que consumirão 2/3 de toda a energia produzida no mundo e produzirão mais de 70% dos gases de efeito de estufa no mundo. Considerando este cenário, torna-se óbvio que todos os recursos tecnológicos atualmente disponíveis serão indispensáveis para ajudar a humanidade a alimentar, otimizar, gerir e controlar estas cidades do futuro. Precisaremos de Smart Cities para sobreviver. Nesta comunicação tentaremos apresentar e discutir algumas ideias sobre como o homem poderá utilizar as TIC aplicadas às cidades para as transformar em sítios melhores, evidenciando as oportunidades aqui presentes para os profissionais desta área".

Para além desta apresentação, temas como Artificial Intelligence, Data Science, Internet of Things, Mobile Development e Web Development tomaram conta do programa do ENEI 2019 permitindo aos alunos e demais participantes conhecerem os temas atuais e terem uma perspetiva de como serão os próximos desafios da tecnologia, proporcionando momentos de networking e convívio entre todas estas palestras.

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »