logOUT: Visitas ao Data Center da Covilhã e à Atice Labs Viseu

22/05/2019     logOUT / Data Center da Covilhã / Altice Labs Viseu / Visita

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »

imagem da notícia

No dia 14 de Maio, um grupo de colaboradores da Altice Labs rumou até ao Data Center (DC) da Covilhã. A viagem foi longa, mas nada moveu a boa disposição dos vários participantes.

O Data Center da Altice na Covilhã posiciona Portugal a nível mundial na capacidade de alojamento e gestão de infraestruturas de Tecnologias da Informação (TI) e Cloud Computing, de forma inovadora e eficiente desde 2013. A sua arquitetura, inovação, sustentabilidade, design e uma capacidade prevista de 30 petabytes, destaca-o entre os data centers do mundo.

Está internacionalmente certificado pelo Uptime Institute, certificação que realça o seu elevado nível de desempenho, segurança e disponibilidade.

Muitos foram os interessados a participar na viagem até à Covilhã, mas só 14 foram sorteados pela equipa Logout para poderem vivenciar toda a realidade de um dos 10 maiores data centers do mundo.

A visita iniciou-se com uma breve descrição do objetivo do espaço a cargo do colega Manuel Macedo da Altice Portugal. De seguida, passou-se para a apresentação de uma maquete onde facilmente se consegue observar toda a dimensão e magia do DC e, posto isto, continuou-se a visita guiada pelos vários pontos importantes do edifício. O objetivo deste DC é realizar uma simbiose entre arquitetura, meio ambiente e tecnologia.  O edifício é constituído por 4 blocos com 3 pisos, mas só um está já construído. Está no meio de um lago que ajuda na climatização e permite free cooling. Tem 1610 painéis fotovoltaicos que permitem que o edifício tenha uma elevada eficiência energética. O teto é jardinado para evitar perdas térmicas e está isolado com térmico de cortiça.

Nele trabalham aproximadamente 200 colaboradores em várias áreas, como Network Operation, Supervisão de Redes Móveis, Firewall e Cloud, Suporte e Segurança.

Está localizado na Covilhã, porque esta cidade é um local com baixa humidade, baixa salinidade, baixo risco sísmico e de inundações, tem um espaço aéreo reservado (antigo aeródromo) e porque está longe de Almaraz, município em Espanha, onde há uma central nuclear.

Assim que a visita terminou, seguiu-se para um curto almoço. Posto isto, no regresso para a Aveiro, a equipa Logout sugeriu aos 14 sorteados uma visita ao polo da Altice Labs em Viseu, para que pudessem conhecer o espaço e os colaboradores que lá estão. Como todos se mostraram interessados, rumamos até Viseu e o momento de networking foi notório entre os envolventes.

Assim que chegamos a Aveiro pedimos vários testemunhos aos colegas sobre a visita, os quais se mostraram interessados em dar a sua opinião sobre a mesma:

- "A visita ao Data Center da Altice, na Covilhã, superou todas as minhas expectativas. Uma obra robusta, projetada ao pormenor, onde os sistemas de redundância são uma vantagem do ponto de vista de segurança a falhas e fenómenos da natureza, sendo um garante para todos os clientes."
- "Foi gratificante constatar a utilização de produtos da Altice Labs na proteção de acessos, segurança informática e física. Uma montra exemplar."
- "Esta visita  devia ser obrigatória para todos os colaboradores, podendo integrar as atividades de acolhimento a novos colaboradores."
- "Desde já queria agradecer a oportunidade de ter sido um dos premiados a visitar o Data Center da Covilhã e a Altice Labs de Viseu, visita que foi enriquecedora e deu para conhecer um pouco mais dos negócios da Altice."
- “Ótima iniciativa! Para além de todas as componentes de conhecimento e curiosidade técnica que sempre são promovidas neste tipo de visita, não é de menos referir o salutar convívio e reforço do espírito de equipa/empresa que sai reforçado. É sempre mais um elo de ligação à Altice Labs."
- "Gostei bastante de ter participado na visita e de ter conhecido o Data Center, de que muitos falam mas que poucos conhecem. Para além da visita em si, apreciei bastante o acompanhamento do colega que nos recebeu, que fez uma exposição bastante detalhada do assunto, tendo enquadrado muito bem cada tema e respondido às questões colocadas (técnicas e não só), transparecendo que estava à vontade na matéria."
- "De destacar, pela positiva, o património e a tecnologia que estão investidos no local, único no país; pela negativa, a percepção de que a unidade, não obstante o investimento feito, está bastante desaproveitada e aguardando um futuro que ninguém parece saber qual será…"
- "A visita ao pólo de Viseu, que não estava prevista, também foi positiva. Mais um local de que muitos falam, mas que poucos conhecem… Agora já há mais alguém que está a par desta realidade."

Dada à forte adesão e ao sucesso desta iniciativa, uma próxima viagem será agendada para dar a oportunidade de mais colaboradores partirem rumo a esta visita.

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »