102º TechDay@Altice Labs - Agile Methodologies

25/07/2019     Tech Days / Agile

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »

imagem da notícia

A Altice Labs realizou no passado dia 17 de julho mais um Tech Day@Altice Labs, subordinado ao tema “Agile Methodologies”. A pertinência desta temática deve-se à necessidade imperiosa que as organizações têm de corresponder com celeridade e qualidade às exigências do mercado, sendo que as metodologias agile procuram responder a esta necessidade pela entrega contínua de valor para o cliente. 

Esta sessão teve como keynote speaker Mike Sousa, da kununu, que apresentou brevemente a origem do Agile, o seu manifesto e princípios, algumas das metodologias que correspondem a esses princípios, bem como os benefícios que se obtêm da aplicação destas. Discorreu igualmente sobre a mudança de mindset e a composição de uma equipa agile, as suas características e valores, e apresentou um conjunto de conselhos práticos para dar início à utilização das metodologias agile numa organização.

Seguiu-se o Hugo Pais, da Farfetch, que na sua apresentação se focou no caso prático do uso de Scrum num cluster da Farfetch. Neste exemplo prático mostrou os pontos fracos mais frequentes de uma abordagem tradicional e a forma como o Scrum permite endereçar esses problemas através da definição de objetivos mais curtos, com planeamento mais preciso, e a aposta na melhoria contínua desse planeamento de forma a garantir não só a entrega de valor para o cliente mas uma equipa mais coesa, motivada e focada.

Ricardo Mestre, da empresa Ricardo Mestre, Lda., discorreu sobre Kanban, uma metodologia que permite visualizar o workflow de tarefas e o estado de um projeto. Com esta metodologia consegue-se controlar a quantidade de tarefas em backlog, em execução e já concluídas, obtendo-se uma visão muito precisa da evolução efetiva do projeto.

Finalmente, Ricardo Fernandes, da Nokia, apresentou SAFe - Scaled Agile Framework, dando o exemplo da implementação desta framework nos processos de desenvolvimento e entrega da Nokia.

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »