Apresentação do Plano de Inovação por parte da Universidade de Coimbra - Estudo e Visualização de Mobilidade

29/07/2019     Mobilidade / Universidade de Coimbra

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »

imagem da notícia

O projeto “Estudo e Visualização de Mobilidade” teve como objetivo o desenvolvimento de ferramentas de visualização para o estudo da mobilidade em espaços inter e intra urbanos. Para o efeito, foram usados os dados de acesso à rede móvel da Altice, posteriormente enriquecidos através do recurso a outras fontes de dados.

Sendo um projeto exploratório, pretendeu-se, antes de mais, identificar algoritmos, tecnologias e modelos gráficos que permitissem identificar e analisar padrões de fluxos, de forma a potenciar a sustentabilidade da mobilidade. Em particular, foram criados modelos visuais para a análise de trajetos, percursos pendulares, cobertura e eficiência da rede de transportes públicos, movimentações em grupo, e, de modo geral, pretendeu-se demonstrar a forma como o espaço intra e inter cidade é utilizado.

O projeto assentou na experiência do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, nas áreas da visualização e estudos de mobilidade, permitindo a exploração de modelos e algoritmos desenvolvidos para fins académicos no mundo real. Neste contexto, destacam-se os algoritmos de segmentação hexagonal do espaço geográfico para otimização dos processos de visualização (segmentação refere-se ao processo de dividir uma imagem digital em múltiplas zonas (conjunto de pixels) ou objetos, com o objetivo de simplificar e/ou mudar a representação de uma imagem para facilitar a sua análise), a caracterização dos espaços urbanos a partir de pontos de interesse e os modelos de visualização de fluxos de veículos de transportes públicos, que têm vindo a ser desenvolvidos ao longo dos anos.

Pode ver o vídeo da apresentação aqui.

« Voltar a notícias

« Anterior   /   Próxima »